“ Já percebi por que que é que lhe foi atribuído o Prémio “ ( Citação aproximada de Fátima no Programa Prós e Contra – 25/02/08 )
O que a Sra Entrevistadora Fátima não apreende na sua capacidade extraordinária de avaliação humana.
Vª Exª revelou com essa afirmação não ser equidistante nesta temática.
Desde já lhe manifesto o meu tal desprezo por prémios nacionais de qualquer coisa. Lembram-me o fascismo. Lembram-me os meninos da Mocidade Portuguesa e seus prémios. Lembram-me “ formas discriminatórias” de seleccionar, de propor modelos… e que modelos ?
“ Hoc opus hic labor est” !
Viu a reacção dos docentes a algumas das intervenções do super-professor do ANO.
Chame-lhe indelicadeza . Chame-lhe falta de respeito, de humanidade .
O que está em causa é o modelo. Não o Sr. Professor Arsélio !
O homem é ele e as suas circunstâncias.
Ora, o que ele representa é uma moeda, a CARA.
A COROA contém milhares e milhares de professores que desde o 25 de ABRIL , durante trinta anos deram o seu sangue e suor, por uma Escola Democrática. Onde milhares e milhares operacionalizaram um sistema universal de ensino, no terreno !
Fazendo as folhas de vencimento para poderem receber no final do mês.
Fazendo as redes de transportes que culminaram em carreiras públicas. ( A Escola ao serviço das comunidades!)
Fazendo nos Cursos Supletivos os funcionários administrativos necessários nas Secretarias.
Fazendo transporte, nos seus carros próprios, de hortaliças do dia para a Escola, onde crianças não as viam meses, porque inexistentes no mercado local.
Fazendo oposição a portugueses desonestos em candidatura a Circuitos Escolares de Transportes.
Fazendo justiça possível na análise de Boletins de Concessão de Subsídio a alunos carenciados ( Quantas dificuldades! Por falta de instrumentos, por falta de educação cívica,..)
Fazendo funcionar a Escola com professores, que no início da de Abril, não tinham habilitações mais que suficientes, por vezes chamadas “ mínimas” para leccionar.
Fazendo com que crianças e jovens no interior do País e por todo o País, de uma maneira universal iniciassem o acesso democrático a todos os bens educacionais.
O SUPER PROFESSOR não é a Cara destes professores. Nós e eu , não me revejo num modelo que é individualista, discriminatório e acima de tudo, desrespeitoso para os milhares de professores que seja, nas direcções, seja nas suas aulas, deram e dão o seu melhor .
Por isso a Dra Fátima não entende e não reage quando a Ministra refere que avaliaram somente os últimos sete anos, para o concurso de titulares, por dificuldades com os Registos Biográficos do Professores!
Esta Ministra é uma delícia na sua defesa!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário