Transgressão ou não transgressão, eis a questão.
“ Por outras palavras, talvez possamos dizer que a utopia da revolução poderá vir a ceder o lugar a uma ultratopia da transgressão. “
“ Nenhum totalitarismo será suficientemente forte para acabar com a transgressão. Nem nenhuma falsa democracia será suficientemente subtil para a diluir. A verdadeira liberdade é aquela que se conquista, não aquela que nos é imposta. E transgredir é um acto de liberdade por excelência.”
(J.Peste Guerreiro. in a minha palavra favorita, Jorge Reis-Sá)
Como o tempo teima em tudo curar e tudo revalorizar!
Quem diria, que atrás de Grilo e de Benavente, outros viriam que deles bons fariam.
De facto, como não reconhecer que hoje estavam bem ,quando diziam que “fechar uma escola, era fechar uma aldeia “ ?
Nesta frase, vislumbrava-se ainda respeito pela Escola.
Reconhecimento da Escola como espaço nuclear na comunidade local.
Reconhecimento de que, antes do número está a pessoa, estão as pessoas!
Reconhecimento e respeito pelas assimetrias sócio-culturais e pela diversidade humana nacional!
Reconhecimento do Professor, sim do PROFESSOR como veículo, como coordenador, como facilitador da compreensão do MUNDO, para cada um, melhor se apropriar dele.
Então, perguntar-se-á, como é possível este desnorte de políticos da educação que se esmeram na miserabilista entrega de computadores a professores, na negação da doutrina anterior do partido para a educação ?
Dir-se-á: há razões maiores que imperam! As crianças não aprendem, os professores não ensinam, os programas não são dados, os métodos são arcaicos, do tempo das guerras afonsinas, ainda se usam a régua e a cana, a psicologia e a pedagogia são espaços celestiais e metafísicos para os professores, etc…
Mas, não… não que aqui e acolá não haja deficiências !!!
Ora, o que existe é um “RICO CORPO DOCENTE “que tem TOTALMENTE UM CURSO SUPERIOR OU EQUIPARADO e TODOS UMA AVALIAÇÃO PROFISSIONAL COM NOTA DE ZERO A VINTE, que lhes permitiu ingressar legitimamente na carreira através de concurso.
Por quê esta teimosia em despromover o professor?
Por quê esta teimosia em desprestigiar a Carreira ?
Por quê criar mecanismos estranhos de avaliação, estupidamente construídos ?
Por quê pôr em alvoroço um sector da sociedade nevrálgico para o sucesso nacional na Europa e no Mundo Global ?
Eu sei que eles sabem que nós sabemos que era aqui que estava o filão de ouro. Cortar… cortar… Aí …nos 700 000 funcionários em geral e nos 120 000 professores, em particular.
Este é o PROJECTO /PROGRAMA EDUCATIVO NACIONAL !
Não passarão !!! Por mais máquinas de maquillage política que inventem!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário