sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

SUPER PROFESSOR

“ Já percebi por que que é que lhe foi atribuído o Prémio “ ( Citação aproximada de Fátima no Programa Prós e Contra – 25/02/08 )

O que a Sra Entrevistadora Fátima não apreende na sua capacidade extraordinária de avaliação humana.
Vª Exª revelou com essa afirmação não ser equidistante nesta temática.

Desde já lhe manifesto o meu tal desprezo por prémios nacionais de qualquer coisa. Lembram-me o fascismo. Lembram-me os meninos da Mocidade Portuguesa e seus prémios. Lembram-me “ formas discriminatórias” de seleccionar, de propor modelos… e que modelos ?
“ Hoc opus hic labor est” !
Viu a reacção dos docentes a algumas das intervenções do super-professor do ANO.
Chame-lhe indelicadeza . Chame-lhe falta de respeito, de humanidade .
O que está em causa é o modelo. Não o Sr. Professor Arsélio !
O homem é ele e as suas circunstâncias.
Ora, o que ele representa é uma moeda, a CARA.
A COROA contém milhares e milhares de professores que desde o 25 de ABRIL , durante trinta anos deram o seu sangue e suor, por uma Escola Democrática. Onde milhares e milhares operacionalizaram um sistema universal de ensino, no terreno !
Fazendo as folhas de vencimento para poderem receber no final do mês.
Fazendo as redes de transportes que culminaram em carreiras públicas. ( A Escola ao serviço das comunidades!)
Fazendo nos Cursos Supletivos os funcionários administrativos necessários nas Secretarias.
Fazendo transporte, nos seus carros próprios, de hortaliças do dia para a Escola, onde crianças não as viam meses, porque inexistentes no mercado local.
Fazendo oposição a portugueses desonestos em candidatura a Circuitos Escolares de Transportes.
Fazendo justiça possível na análise de Boletins de Concessão de Subsídio a alunos carenciados ( Quantas dificuldades! Por falta de instrumentos, por falta de educação cívica,..)
Fazendo funcionar a Escola com professores, que no início da de Abril, não tinham habilitações mais que suficientes, por vezes chamadas “ mínimas” para leccionar.
Fazendo com que crianças e jovens no interior do País e por todo o País, de uma maneira universal iniciassem o acesso democrático a todos os bens educacionais.

O SUPER PROFESSOR não é a Cara destes professores. Nós e eu , não me revejo num modelo que é individualista, discriminatório e acima de tudo, desrespeitoso para os milhares de professores que seja, nas direcções, seja nas suas aulas, deram e dão o seu melhor .

Por isso a Dra Fátima não entende e não reage quando a Ministra refere que avaliaram somente os últimos sete anos, para o concurso de titulares, por dificuldades com os Registos Biográficos do Professores!
Esta Ministra é uma delícia na sua defesa!

domingo, 24 de fevereiro de 2008

SKIP- nove em cada dez crianças não usa (não se suja)

Eu não sei se é assim ! (Os publicitários são uns exagerados!)
Apeteceu-me brincar com coisas sérias, como costumo dizer aos meus alunos!
No último “ SOL” aquela marca em título produz uma página publicitária paga, onde discorre à volta da criança, do direito a ser criança…

Os publicitários não dormem e sabem que a educação e a escola , em Portugal está na ordem do dia, embora os opinions makers da praça não gostem, sejam contra a “ corporação” ( não é , Zé Fernandes, não é Sousa Tavares… isso é trauma? O Estado Corporativo já lá vai há qu’ anos !!!) !
Não vou aqui e agora, discorrer à volta de todos os argumentos e “provas provadas” da falta de tempo da criança para brincar, da falta de tempo da criança , entre aulas, para brincar, ( sabem que elas ou adormecem nas carteiras ou desconcentram-se completamente, parecendo “hiperactivos- supereléctricos”), da falta de tempo para descarregar energias, da falta de tempo para principalmente brincar, brincar trabalhando, apropriando-se do mundo envolvente nas actividades lúdicas espontâneas, no exterior das salas de aula, no meio ambiente.
Deus-me-livre-aqui de falar de pedagogia-onde-se-aproprie-do-saber, brincando, agora chamado “eduquês”.
O que é que sabem de ensino ?
O que é que sabem da emoção na acção de aprender ?
O que é que sabem de sucesso, a não ser “de sucesso grelhado oficialmente” para CE ver ?
O que é que os preocupa nas crianças , que não sejam os pais adormecidos com crianças presas em segurança ?
O que é que os preocupa na educação, que não seja atingir a meta de 1000 000 de activos com qualificação até 2010 !!!
Ouçam a prosa de Medina Carreira,em “ O dever da Verdade”: Quanto às “ Novas Oportunidades” para os jovens do 9º Ano e dos 12 º Anos suscitam-me as maiores dúvidas.(…)Não pelo objectivo, mas pelo modo, pelo volume e pelo tempo.(…) Serão utilizados 500 “ centros de certificação” e gastos uns 9 000 milhões de euros, sendo cerca de 6 000 milhões financiados pela EU.(…) Em poucos anos, a “ formação” custaria ao Estado Português o equivalente a mais de um ano de “saúde” pública, ou a um grande TGV ou a três Otas ou a quase um ano de pensões da Segurança Social. O Plano Tecnológico acabará por ser, muito provavelmente, um novo falhanço.” (Fim de citação)
Esqueceram-se de um tripé básico :
Pais
Professores/Auxiliares Educativos
Escola Democrática com Alunos de corpo inteiro
Esqueceram-se de debater que mais de metade dos alunos estão somente “depositados” nas escolas.
Esqueceram-se que a indisciplina impossibilita o melhor professor de ensinar.
Esqueceram-se que os programas são extensos, inadequados e irrealistas.
Esqueceram-se que os manuais são de baixa qualidade.
Esqueceram-de de debater o modelo de gestão

E sem debate sério, com envolvimento dos interessados, não há reformas consequentes.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Cais Abaliação,Cais carapuça - uma tomada de posição

Transgressão ou não transgressão, eis a questão.

“ Por outras palavras, talvez possamos dizer que a utopia da revolução poderá vir a ceder o lugar a uma ultratopia da transgressão. “

“ Nenhum totalitarismo será suficientemente forte para acabar com a transgressão. Nem nenhuma falsa democracia será suficientemente subtil para a diluir. A verdadeira liberdade é aquela que se conquista, não aquela que nos é imposta. E transgredir é um acto de liberdade por excelência.”
(J.Peste Guerreiro. in a minha palavra favorita, Jorge Reis-Sá)

Como o tempo teima em tudo curar e tudo revalorizar!
Quem diria, que atrás de Grilo e de Benavente, outros viriam que deles bons fariam.
De facto, como não reconhecer que hoje estavam bem ,quando diziam que “fechar uma escola, era fechar uma aldeia “ ?
Nesta frase, vislumbrava-se ainda respeito pela Escola.
Reconhecimento da Escola como espaço nuclear na comunidade local.
Reconhecimento de que, antes do número está a pessoa, estão as pessoas!
Reconhecimento e respeito pelas assimetrias sócio-culturais e pela diversidade humana nacional!
Reconhecimento do Professor, sim do PROFESSOR como veículo, como coordenador, como facilitador da compreensão do MUNDO, para cada um, melhor se apropriar dele.

Então, perguntar-se-á, como é possível este desnorte de políticos da educação que se esmeram na miserabilista entrega de computadores a professores, na negação da doutrina anterior do partido para a educação ?
Dir-se-á: há razões maiores que imperam! As crianças não aprendem, os professores não ensinam, os programas não são dados, os métodos são arcaicos, do tempo das guerras afonsinas, ainda se usam a régua e a cana, a psicologia e a pedagogia são espaços celestiais e metafísicos para os professores, etc…
Mas, não… não que aqui e acolá não haja deficiências !!!
Ora, o que existe é um “RICO CORPO DOCENTE “que tem TOTALMENTE UM CURSO SUPERIOR OU EQUIPARADO e TODOS UMA AVALIAÇÃO PROFISSIONAL COM NOTA DE ZERO A VINTE, que lhes permitiu ingressar legitimamente na carreira através de concurso.
Por quê esta teimosia em despromover o professor?
Por quê esta teimosia em desprestigiar a Carreira ?
Por quê criar mecanismos estranhos de avaliação, estupidamente construídos ?
Por quê pôr em alvoroço um sector da sociedade nevrálgico para o sucesso nacional na Europa e no Mundo Global ?

Eu sei que eles sabem que nós sabemos que era aqui que estava o filão de ouro. Cortar… cortar… Aí …nos 700 000 funcionários em geral e nos 120 000 professores, em particular.
Este é o PROJECTO /PROGRAMA EDUCATIVO NACIONAL !
Não passarão !!! Por mais máquinas de maquillage política que inventem!!!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Era uma vez...

Era uma vez um menino que nasceu no reino dos Bóboras. O seu nascimento seria imaculado. Nascido na região da Torga, viveria no Granito Interior e daí partiria para a terra da estudantina. Simples, anónimo faria a sua vida e entre a estudantada não brilharia. O reino fora comandado na sua meninice por um tal de Salazar, déspota doutor amigo de cardeal, que cozera no lume brando da sua ditadura, o seu povo de onde ele se reclamava e iludia com falinhas mansas de pseudo-solteirão-amante-do-povo-de-Deus-Pátria-Família.Seguira-o um Marcelo que com conversas em família fazia a cabeça do povo e caía na rua envolto por piedade num chaimite com destino ao “seu” Ultramar…
O menino jovem assiste a esta queda e decide vendo a “Revolução dos Cravos” que afinal a vida é “ cor é pincel” e decide que será um general, um marechal, um comandante, um … um… alguém que há-de comandar o Granito Interior, mais a capital destes Granitos, Xistos, Calcários e outras rochas empedernidas.
Não fez a formação clássica, não estudou Aristóteles, Platão, Marx-Engels, Proudhon, Keynes, Hegel e o Estado, não estudou Direito, não estudou Economia,não estudou Sociologia, nem latinidade, nem… a cultura germânica, nem cultura anglo-saxónica.
Quase trinta anos tem este ruminante caminho. Os Bóboras fazem reformas e contra-reformas, governos e desgovernos, partidos e novos partidos ,sindicatos e novos sindicatos, muitos, demais para permitir o desalento dos trabalhadores, novas associações contra velhas associações, mini partidos, partidos presidenciais, e o menino vai vendo a fruta cada vez mais madura .
O menino vendo tudo, meditava… e pensava :“numa destas nunca cairei, quando for…” e engenheirava outras estratégias de ataque e defensivas e contra-ataque e pós-contra-ataque do contra-ataque e pensava na saúde, nos transportes, na educação, nos tribunais, nos polícias, na Europa,na Espanha e suas relações, na banca, na classe média de onde era e que abominava… novos ricos da trampa, que sem maneiras exibiam um não sei quê sobranceiro que o deixava fora de si. “ Abaixo as classes médias ! Viva a bipolarização! Ricos e pobres para sempre! Portugal terra de oportunidades para os pobres ! Portugal, uma nova América, por que não ?”
Alheios a tudo isto, os Bóboras caminhando o seu caminho eram palco mundial observado, pois nunca nada igual fora visto. Um exército que faz um golpe e entrega o poder ao povo civil, organizado em eleições livres, sem preconceitos, onde só uma proibição é declarada “ É Proibido proibir!”
Vem Sartre, monstro filosófico à época, a Espanha cedo nos segue na abertura à Democracia,e outros e outros!!! O último quartel do século XX, será inolvidável ! Angola,Moçambique,Guiné, Cabo Verde, S.Tomé e Príncipe, países novos,Mandela liberto, a queda do Muro de Berlim, a chegada de um Papa do Leste, a luta por Timor LOROSAE , o desmantelamento da URSS e a Glasnost e a Perestroika, a CEE, o seu alargamento, neste momento preside à CEE a Eslovénia .
Os Bóboras aperfeiçoam a sua democracia e retirados alguns laivos de unicidade, a democracia progride e afirma-se. Os Bóboras fazem regulamentos internos e leis, muitas leis das mais bem feitas do mundo jurídico universal e esperam concretizá-las no mundo real. Há eleições por toda a parte e em todos os sectores e todos, mas todos são chamados a participar. Muitos Bóboras não o fazem por ignorância ( a escolarização é lenta!), por falta de solidariedade, civismo, mas a busca continua.
Mais democracia , melhor democracia!
Melhores salários, melhores remunerações !
Rebenta o 2º Milénio e com ele há muito emergentes duas ideias: A globalização e o terrorismo!
Das Tween Towers em Nova Iorque à preparação da vingança nos Açores com o Anfitrião dos Bóboras e posterior convite para Presidente da CEE vai uma passo e daqui à queda dos Bóboras laranjas e à chegada dos Bóboras rosas vai outro pequeno passo .
Eis –nos perante o menino aprendiz de comandante do Reino Bóbora, à frente do Reino dos Bóboras com todas as lições aprendidas num caminho caminhado ao longo de anos e anos de militância.
É a sua hora, esperou quase trinta anos. Experimentou ser ministro e fez o Inglês Técnico… mas agora levantai o ferro e velas enfunadas, enquanto há vento é que se dá à vela.
Abaixo o deficit! 3% é a meta !
Dar indicações de firmeza firme: aos juízes retirem-se as férias prolongadas de Verão, às Farmácias dêem-se os apertos necessários, aos médicos e enfermeiros ponham-se na linha, aos funcionários públicos que sejam descredibilizados , aos professores que sejam descredibilizados e congelem-se as carreiras, aos sindicatos que se lhes dê muita parra e pouca uva e sim, inflexibilidade para esses “artistas” da negociação…
Acima de tudo, que tudo isto na comunicação social surja como a limpeza e o “pôr na ordem” desta cambada de privilegiados da classe média !!!
O menino jovem-homem aprendera que a TECNOLOGIA seria o futuro e assim,aperfeiçoa o inglês técnico e engendra a sua acção pública de grande visibilidade de massas, desta forma simples “dar”computadores aos jovens e adultos( até aos professores, a quem congelou muitos computadores que poderiam comprar!) !
“Dar” – ouvira vagamente e vira em cinema, os imperadores magnânimos a “darem pão e circo” ao povo ! Sabia vagamente que o Império Romano com esta argamassa “amassara” o povo e muitos povos em todo o Mar Mediterrâneo.
Naquele tempo, as empregadas domésticas “ as Marias”( por via da democratização e esforço dos professores bóboras!) ascendiam às Universidades. Algumas a 1º Ministras – com a devida vénia , a senhora Primeira-Ministra Maria Pintassilgo – e outras a ministras… disto… daquilo… e doutras áreas!
Uma destas Senhoras Ministras da Educação terá chegado ao menino jovem-homem e terá dito esta frase lapidar : “ Perdi os professores, mas ganhei a população!”
Sua Excelência o menino jovem-homem comandante do Reino dos Bóboras ordenou a rápida reunião do CONSELHO e ex catedra dixi: “ A Ministra Maria é exemplo raro de empenho e de carácter destemido. Contra a mais numerosa, perigosa e gastadora corporação do reino impôs uma vergonhosa humilhação pública. Congelem-se pois as carreiras. E vós, segui o mesmo exemplo e dai-me sector a sector medidas de corte sério nas rubricas do pessoal. Acima de tudo no pessoal, aí , naqueles que pensam que têm emprego e não trabalho, mostrem-lhes a sua insignificância, a sua fragilidade, falem-lhes de flexisegurança,da mobilidade, de supra-numerários, do fim do emprego para toda a vida… dessa corj…….. perdão … é o entusiasmo que a Ministra Maria despertou…perdi os professores, mas ganhei a população e eu diria sra Ministra e nós ganhámos o controle do deficit, dos 3 % !!!.
Mas mostre-nos o que tanto os zangou! “
Então, aquela autoridade faz um estendal.
Sempre, sempre mostro um ar áspero para com os representantes dos professores.
Rispidez para com qualquer entidade que busque uma aproximação negocial.
Indicações rigorosas e severas aos secretários mostrando quem manda.
E depois … bem… depois… medidas de subversão de todo o edifício do Ministério, cheio de vícios feitos pelos nossos camaradas e pelos nossos adversários políticos, com um espírito fino de democracia quase directa.
Novo ECD ( estatuto da Carreira docente) – fim do velho modelo. O professor divide-se em titular e os outros. Aos titulares reservam-se grandes tarefas.
Proposta de novo modelo de gestão e autonomia das escolas- Fim da democraticidade, início da NOMEAÇÃO como modelo de escolha. O Director correia de transmissão das direcções gerais. O Conselho Geral sem capacidade de escolha de um professor para Presidente. A NOMEAÇÃO de Coordenadores de Departamento pelo Director. A NOMEAÇÃO e demissão de adjuntos do Director pelo Director.
Avaliação de desempenho – um intrincado emaranhado de normas e dispositivos que deixará o corpo docente preso e pendente de avaliações geradoras de suspeições, dúvidas e medos de não progressão na carreira ou até a sua exclusão !!!
Nota: os recursos não podem conter comparações de notas de avaliação.
Fim do 319/91- apoio específico de ensino especial só a alunos com deficiência de carácter permanente . Fim de turmas reduzidas por causa de alunos com dificuldades de aprendizagem.
E uma avaliação que exija uma progressão evidente dos alunos do professor. Através de um modelo comparativo com a média de progressão ou a progressão do aluno médio da Escola … até eu já estou confusa!!!
A Ministra foi interrompida com palmas e ninguém se indignou.
As actas limitam-se a assinalar que o Presidente, o menino jovem-homem comandante do Reino dos Bóboras encerrou os trabalhos, desabafando com uma frase histórica e definitiva: “ PORREIRO, PÁ !”


Em entrevista ao SOL, de 2 de Fevereiro, Mário Dorminsky, 52 anos, Director do FANTASPORTO disse:

“ Então este Governo é um drama ou um thriller social ?

Um Governo socialista não pode ter o tipo de práticas que este está a ter. E não pode destruir aquilo que foi construído ao longo de muitos anos. Estou a referir-me em particular ao ensino.

“Não faz sentido avaliar os professores ?”

A avaliação é completamente ridícula. Obviamente é preciso avaliar aqueles que entram, mas isso já acontecia.

“ Votou Sócrates ?

Votei.

“ Está arrependido ? “

Sim, em função das políticas que têm sido desenvolvidas.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

De Luto em Luta

No calor do combate, na hora da luta, na hora do luto,escolhemos um suporte musical forte,mas expressivo, mobilizador, "moralizador" de atitudes cívicas activas, como as práticas activas de que tanto gostamos.

Aqui vai : "Direito ao deserto"

Ajudem-se
Ó carneirada mole
Levantem os cornos da
Palha
Os vossos pastores
São os vossos carrascos
E se fogem ao cão
Têm o lobo à vossa espera

Ai quem é
Quem me ajuda

Dá-me a mão
Dá-me ajuda

Ai quem é
Quem me ajuda

Triste sina
De quem se julga mais fraco
A vossa sina
Ó carneirada mole

Ajudem-se
Ajudem-se

Não tenho medo do lobo
Nem paciência p'ro teu
Pastor
Ovelha negra
Carneiro preto
Eu vou direito ao deserto


letra: Tim
música: Xutos & Pontapés