terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Era uma vez...

Era uma vez um menino que nasceu no reino dos Bóboras. O seu nascimento seria imaculado. Nascido na região da Torga, viveria no Granito Interior e daí partiria para a terra da estudantina. Simples, anónimo faria a sua vida e entre a estudantada não brilharia. O reino fora comandado na sua meninice por um tal de Salazar, déspota doutor amigo de cardeal, que cozera no lume brando da sua ditadura, o seu povo de onde ele se reclamava e iludia com falinhas mansas de pseudo-solteirão-amante-do-povo-de-Deus-Pátria-Família.Seguira-o um Marcelo que com conversas em família fazia a cabeça do povo e caía na rua envolto por piedade num chaimite com destino ao “seu” Ultramar…
O menino jovem assiste a esta queda e decide vendo a “Revolução dos Cravos” que afinal a vida é “ cor é pincel” e decide que será um general, um marechal, um comandante, um … um… alguém que há-de comandar o Granito Interior, mais a capital destes Granitos, Xistos, Calcários e outras rochas empedernidas.
Não fez a formação clássica, não estudou Aristóteles, Platão, Marx-Engels, Proudhon, Keynes, Hegel e o Estado, não estudou Direito, não estudou Economia,não estudou Sociologia, nem latinidade, nem… a cultura germânica, nem cultura anglo-saxónica.
Quase trinta anos tem este ruminante caminho. Os Bóboras fazem reformas e contra-reformas, governos e desgovernos, partidos e novos partidos ,sindicatos e novos sindicatos, muitos, demais para permitir o desalento dos trabalhadores, novas associações contra velhas associações, mini partidos, partidos presidenciais, e o menino vai vendo a fruta cada vez mais madura .
O menino vendo tudo, meditava… e pensava :“numa destas nunca cairei, quando for…” e engenheirava outras estratégias de ataque e defensivas e contra-ataque e pós-contra-ataque do contra-ataque e pensava na saúde, nos transportes, na educação, nos tribunais, nos polícias, na Europa,na Espanha e suas relações, na banca, na classe média de onde era e que abominava… novos ricos da trampa, que sem maneiras exibiam um não sei quê sobranceiro que o deixava fora de si. “ Abaixo as classes médias ! Viva a bipolarização! Ricos e pobres para sempre! Portugal terra de oportunidades para os pobres ! Portugal, uma nova América, por que não ?”
Alheios a tudo isto, os Bóboras caminhando o seu caminho eram palco mundial observado, pois nunca nada igual fora visto. Um exército que faz um golpe e entrega o poder ao povo civil, organizado em eleições livres, sem preconceitos, onde só uma proibição é declarada “ É Proibido proibir!”
Vem Sartre, monstro filosófico à época, a Espanha cedo nos segue na abertura à Democracia,e outros e outros!!! O último quartel do século XX, será inolvidável ! Angola,Moçambique,Guiné, Cabo Verde, S.Tomé e Príncipe, países novos,Mandela liberto, a queda do Muro de Berlim, a chegada de um Papa do Leste, a luta por Timor LOROSAE , o desmantelamento da URSS e a Glasnost e a Perestroika, a CEE, o seu alargamento, neste momento preside à CEE a Eslovénia .
Os Bóboras aperfeiçoam a sua democracia e retirados alguns laivos de unicidade, a democracia progride e afirma-se. Os Bóboras fazem regulamentos internos e leis, muitas leis das mais bem feitas do mundo jurídico universal e esperam concretizá-las no mundo real. Há eleições por toda a parte e em todos os sectores e todos, mas todos são chamados a participar. Muitos Bóboras não o fazem por ignorância ( a escolarização é lenta!), por falta de solidariedade, civismo, mas a busca continua.
Mais democracia , melhor democracia!
Melhores salários, melhores remunerações !
Rebenta o 2º Milénio e com ele há muito emergentes duas ideias: A globalização e o terrorismo!
Das Tween Towers em Nova Iorque à preparação da vingança nos Açores com o Anfitrião dos Bóboras e posterior convite para Presidente da CEE vai uma passo e daqui à queda dos Bóboras laranjas e à chegada dos Bóboras rosas vai outro pequeno passo .
Eis –nos perante o menino aprendiz de comandante do Reino Bóbora, à frente do Reino dos Bóboras com todas as lições aprendidas num caminho caminhado ao longo de anos e anos de militância.
É a sua hora, esperou quase trinta anos. Experimentou ser ministro e fez o Inglês Técnico… mas agora levantai o ferro e velas enfunadas, enquanto há vento é que se dá à vela.
Abaixo o deficit! 3% é a meta !
Dar indicações de firmeza firme: aos juízes retirem-se as férias prolongadas de Verão, às Farmácias dêem-se os apertos necessários, aos médicos e enfermeiros ponham-se na linha, aos funcionários públicos que sejam descredibilizados , aos professores que sejam descredibilizados e congelem-se as carreiras, aos sindicatos que se lhes dê muita parra e pouca uva e sim, inflexibilidade para esses “artistas” da negociação…
Acima de tudo, que tudo isto na comunicação social surja como a limpeza e o “pôr na ordem” desta cambada de privilegiados da classe média !!!
O menino jovem-homem aprendera que a TECNOLOGIA seria o futuro e assim,aperfeiçoa o inglês técnico e engendra a sua acção pública de grande visibilidade de massas, desta forma simples “dar”computadores aos jovens e adultos( até aos professores, a quem congelou muitos computadores que poderiam comprar!) !
“Dar” – ouvira vagamente e vira em cinema, os imperadores magnânimos a “darem pão e circo” ao povo ! Sabia vagamente que o Império Romano com esta argamassa “amassara” o povo e muitos povos em todo o Mar Mediterrâneo.
Naquele tempo, as empregadas domésticas “ as Marias”( por via da democratização e esforço dos professores bóboras!) ascendiam às Universidades. Algumas a 1º Ministras – com a devida vénia , a senhora Primeira-Ministra Maria Pintassilgo – e outras a ministras… disto… daquilo… e doutras áreas!
Uma destas Senhoras Ministras da Educação terá chegado ao menino jovem-homem e terá dito esta frase lapidar : “ Perdi os professores, mas ganhei a população!”
Sua Excelência o menino jovem-homem comandante do Reino dos Bóboras ordenou a rápida reunião do CONSELHO e ex catedra dixi: “ A Ministra Maria é exemplo raro de empenho e de carácter destemido. Contra a mais numerosa, perigosa e gastadora corporação do reino impôs uma vergonhosa humilhação pública. Congelem-se pois as carreiras. E vós, segui o mesmo exemplo e dai-me sector a sector medidas de corte sério nas rubricas do pessoal. Acima de tudo no pessoal, aí , naqueles que pensam que têm emprego e não trabalho, mostrem-lhes a sua insignificância, a sua fragilidade, falem-lhes de flexisegurança,da mobilidade, de supra-numerários, do fim do emprego para toda a vida… dessa corj…….. perdão … é o entusiasmo que a Ministra Maria despertou…perdi os professores, mas ganhei a população e eu diria sra Ministra e nós ganhámos o controle do deficit, dos 3 % !!!.
Mas mostre-nos o que tanto os zangou! “
Então, aquela autoridade faz um estendal.
Sempre, sempre mostro um ar áspero para com os representantes dos professores.
Rispidez para com qualquer entidade que busque uma aproximação negocial.
Indicações rigorosas e severas aos secretários mostrando quem manda.
E depois … bem… depois… medidas de subversão de todo o edifício do Ministério, cheio de vícios feitos pelos nossos camaradas e pelos nossos adversários políticos, com um espírito fino de democracia quase directa.
Novo ECD ( estatuto da Carreira docente) – fim do velho modelo. O professor divide-se em titular e os outros. Aos titulares reservam-se grandes tarefas.
Proposta de novo modelo de gestão e autonomia das escolas- Fim da democraticidade, início da NOMEAÇÃO como modelo de escolha. O Director correia de transmissão das direcções gerais. O Conselho Geral sem capacidade de escolha de um professor para Presidente. A NOMEAÇÃO de Coordenadores de Departamento pelo Director. A NOMEAÇÃO e demissão de adjuntos do Director pelo Director.
Avaliação de desempenho – um intrincado emaranhado de normas e dispositivos que deixará o corpo docente preso e pendente de avaliações geradoras de suspeições, dúvidas e medos de não progressão na carreira ou até a sua exclusão !!!
Nota: os recursos não podem conter comparações de notas de avaliação.
Fim do 319/91- apoio específico de ensino especial só a alunos com deficiência de carácter permanente . Fim de turmas reduzidas por causa de alunos com dificuldades de aprendizagem.
E uma avaliação que exija uma progressão evidente dos alunos do professor. Através de um modelo comparativo com a média de progressão ou a progressão do aluno médio da Escola … até eu já estou confusa!!!
A Ministra foi interrompida com palmas e ninguém se indignou.
As actas limitam-se a assinalar que o Presidente, o menino jovem-homem comandante do Reino dos Bóboras encerrou os trabalhos, desabafando com uma frase histórica e definitiva: “ PORREIRO, PÁ !”


Em entrevista ao SOL, de 2 de Fevereiro, Mário Dorminsky, 52 anos, Director do FANTASPORTO disse:

“ Então este Governo é um drama ou um thriller social ?

Um Governo socialista não pode ter o tipo de práticas que este está a ter. E não pode destruir aquilo que foi construído ao longo de muitos anos. Estou a referir-me em particular ao ensino.

“Não faz sentido avaliar os professores ?”

A avaliação é completamente ridícula. Obviamente é preciso avaliar aqueles que entram, mas isso já acontecia.

“ Votou Sócrates ?

Votei.

“ Está arrependido ? “

Sim, em função das políticas que têm sido desenvolvidas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente (Porreiro não, porque até essa expressão de desabafo «Sua Excelência o menino jovem-homem comandante do Reino dos Bóboras» nos tirou)

Maria, não ministra