Eu não sei se é assim ! (Os publicitários são uns exagerados!)
Apeteceu-me brincar com coisas sérias, como costumo dizer aos meus alunos!
No último “ SOL” aquela marca em título produz uma página publicitária paga, onde discorre à volta da criança, do direito a ser criança…
Os publicitários não dormem e sabem que a educação e a escola , em Portugal está na ordem do dia, embora os opinions makers da praça não gostem, sejam contra a “ corporação” ( não é , Zé Fernandes, não é Sousa Tavares… isso é trauma? O Estado Corporativo já lá vai há qu’ anos !!!) !
Não vou aqui e agora, discorrer à volta de todos os argumentos e “provas provadas” da falta de tempo da criança para brincar, da falta de tempo da criança , entre aulas, para brincar, ( sabem que elas ou adormecem nas carteiras ou desconcentram-se completamente, parecendo “hiperactivos- supereléctricos”), da falta de tempo para descarregar energias, da falta de tempo para principalmente brincar, brincar trabalhando, apropriando-se do mundo envolvente nas actividades lúdicas espontâneas, no exterior das salas de aula, no meio ambiente.
Deus-me-livre-aqui de falar de pedagogia-onde-se-aproprie-do-saber, brincando, agora chamado “eduquês”.
O que é que sabem de ensino ?
O que é que sabem da emoção na acção de aprender ?
O que é que sabem de sucesso, a não ser “de sucesso grelhado oficialmente” para CE ver ?
O que é que os preocupa nas crianças , que não sejam os pais adormecidos com crianças presas em segurança ?
O que é que os preocupa na educação, que não seja atingir a meta de 1000 000 de activos com qualificação até 2010 !!!
Ouçam a prosa de Medina Carreira,em “ O dever da Verdade”: Quanto às “ Novas Oportunidades” para os jovens do 9º Ano e dos 12 º Anos suscitam-me as maiores dúvidas.(…)Não pelo objectivo, mas pelo modo, pelo volume e pelo tempo.(…) Serão utilizados 500 “ centros de certificação” e gastos uns 9 000 milhões de euros, sendo cerca de 6 000 milhões financiados pela EU.(…) Em poucos anos, a “ formação” custaria ao Estado Português o equivalente a mais de um ano de “saúde” pública, ou a um grande TGV ou a três Otas ou a quase um ano de pensões da Segurança Social. O Plano Tecnológico acabará por ser, muito provavelmente, um novo falhanço.” (Fim de citação)
Esqueceram-se de um tripé básico :
Pais
Professores/Auxiliares Educativos
Escola Democrática com Alunos de corpo inteiro
Esqueceram-se de debater que mais de metade dos alunos estão somente “depositados” nas escolas.
Esqueceram-se que a indisciplina impossibilita o melhor professor de ensinar.
Esqueceram-se que os programas são extensos, inadequados e irrealistas.
Esqueceram-se que os manuais são de baixa qualidade.
Esqueceram-de de debater o modelo de gestão
E sem debate sério, com envolvimento dos interessados, não há reformas consequentes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário